JERUSALÉM, 28 de out de 2021 às 13:27
Um grupo de arqueólogos descobriu um conjunto de mosaicos que poderiam pertencer à Igreja dos Apóstolos onde seria Betsaida, na Galileia, lugar mencionado nos Evangelhos.
La Iglesia de los Apóstoles ha estado perdida más de 1000 años. Según la tradición cristiana, estaba en el pueblo de Betsaida, hogar de los apóstoles Pedro y Andrés, a orillas del mar de Galilea. Ahora, un grupo de arqueólogos afirman haberla encontrado.
— Revista Tierra Santa (@RevistaTS) October 25, 2021
?Y. Dray
(sigue⬇️⬇️) pic.twitter.com/lVy0iXhRyH
Há vários anos os arqueólogos buscam o lugar exato de Betsaida, a terra de Pedro, André e Felipe, e onde séculos mais tarde foi construída a Igreja dos Apóstolos, conforme mencionado nas crônicas do bispo Willibald, que a visitou em uma peregrinação em 724.
Segundo o jornal israelense Haaretz, durante as escavações realizadas pela equipe de arqueólogos liderada por Steven Notley do Nyack College, faculdade protestantes de Nova York, EUA, e Mordechai Aviam do Kinneret Academic College de Israel, foram encontrados pisos de mosaico e inscrições que datam do final do século V ou início do século VI.
Essas construções pertencem a um edifício do período bizantino que era usado como uma casa de culto, destruída por um terremoto em 749 d.C. e depois reerguida sobre a estrutura original.
“Todos os pequenos lugares sagrados para o cristianismo e não muito conhecidos, ao contrário de Jerusalém ou Nazaré, foram perdidos por causa da conquista muçulmana”, disse Aviam.
Junto com Notley, o arqueólogo trabalha entre Beit Habek e Galileia desde 2016 e entre suas primeiras descobertas estão tesselas douradas e mosaicos, principais marcas do ornamento bizantino na arquitetura de igrejas.
Em seguida, após quatro anos de trabalho, anunciaram em 2019 a descoberta de uma grande basílica de cerca de 27 metros que estava rodeada por um muro de aproximadamente um metro de altura. Depois, encontraram recentemente novos vestígios, incluindo mosaicos e duas inscrições incompletas em uma grande abside, a parte da igreja que abriga o altar.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Archaeologists claim to have found the Church of the Apostles by Sea of Galilee: A bishop trekking around the lake in 725 saw and described the Church of the Apostles — exactly where this one has been found, archaeologists say https://t.co/xvsMv0O6Y3 Haaretz pic.twitter.com/Kr7r7TXFa0
— Jewish Community (@JComm_NewsFeeds) July 18, 2019
“Enquanto a inscrição menor menciona o nome de um diácono e o plano de construção, a inscrição maior é um meio medalhão e fala do bispo e da reconstrução do edifício”, disse Aviam.
Os arqueólogos ainda não definiram a data exata da construção das ruínas encontradas, mas esperam que as próximas escavações ajudem a encontrar mais informações sobre esta construção.
Essas não são as únicas ruínas associadas a Betsaida. Em 2020, o arqueólogo Rami Arav, professor do Departamento de Filosofia e Religião e do Departamento de História da Universidade de Nebraska, Estados Unidos, afirmou ter encontrado a localização exata desta cidade. As investigações de Arav sugerem que Betsaida estaria localizada a um quilômetro e meio do Mar da Galileia, na Cisjordânia, especificamente no sítio arqueológico de Et-Tell.
Este local foi estudado durante 32 anos e é onde a equipe do professor Arav descobriu várias fortificações monumentais, armazenamento de alimentos e um portão da cidade no sítio arqueológico, que remonta, dizem eles, à Idade do Ferro e pertencem à capital de Geshur, que mais tarde se tornaria Betsaida.
Embora atualmente Et-Tell não esteja perto do Mar da Galileia, e na Bíblia Betsaida seja descrita como um lugar acessível por barco, isso pode ser devido aos movimentos tectônicos e mudanças nos níveis de água que causaram uma distância já que o Mar da Galileia está no meio da fenda siro-africana e está sujeito a mudanças tectônicas. A equipe de Arav descobriu ferramentas de pesca no sítio arqueológico, mesmo longe da água.
Confira também:
Descobrem ruínas da cidade de Betsaida, onde Jesus fez milagres https://t.co/kkZMQUjaF6
— ACI Digital (@acidigital) September 4, 2020